FUGA EM MASSA

FUGA EM MASSA ACONTECE EM PENITENCIÁRIA; UNIDADE É A MAIS NOVA DO CEARÁ

Uma fuga de grandes proporções aconteceu na madrugada desta sexta-feira (13) na Unidade Prisional Professor José Sobreira de Amorim, localizada no Complexo Penitenciário I, em Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). De acordo com Conselho Penitenciário do Estado (Copen), a recontagem foi feita durante a manhã, mas o número exato de detentos que conseguiram escapar não foi divulgado. Fontes ligadas à Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus) confirmam as informações. No entanto, um dos ouvidos disse que foram cerca de 40 fugitivos.

Inaugurada em novembro do ano passado, o equipamento é considerado uma unidade conceito, inclusive no que diz respeito à segurança. Para Cláudio Justa, uma fuga de grandes proporções no local, apenas alguns meses após o início de suas operações, liga um sinal de alerta. “Trata-se do equipamento mais novo do Ceará, o que torna o incidente preocupante. Mostra que, se houver presos de facções juntos e um baixo efetivo de agentes, a estrutura por si só não é o suficiente”, afirma.

Em contato com a Sejus, a reportagem foi informada que a Pasta confirma a fuga, mas, até às 14h30 desta sexta-feira (13), permanecia realizando a contagem de presos. Ainda segundo a Secretaria, não há nenhuma transferência de presos prevista.

Fonte: Diário do Nordeste